terça-feira, 10 de junho de 2008

A Secção de Jornalismo da AAC


Para não deixar de praticar o Fotojornalismo, procurei a Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra (SJAAC) no meu primeiro ano de faculdade. Para mim o espaço ideal para quem quer praticar o que aprende durante o curso.
Foi na SJ onde conheci o jornalismo universitário e os amigos que ficaram, assim como as experiências que vivemos à frente de um jornal com poucos recursos, mas com muitas ambições individuais "positivas". Através da SJ conheci o Centro de Formação Protocolar em Jornalismo (Cenjor)[1], de Lisboa. No Cenjor, além de outros cursos, realizei uma formação profissional em Fotojornalismo com o formador Pedro Magalhães. O resultado deste curso foi um conhecimento mais prático sobre a fotografia digital e o início do pensar a fotografia jornalisticamente.
Através da SJ tive a oportunidade de realizar projectos de fotodocumentários[2] para a Pró-reitoria para a Cultura da UC em Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde[3].
Experiências extracurriculares que me ensinaram, na prática, que a fotografia do “outro” sempre está relacionada com o “Eu”, o que nas palavras de Boris Kossoy define-se como [...] um duplo testemunho, por aquilo que ela nos mostra da cena passada, irreversível, ali congelada fragmentariamente, e por aquilo que nos informa acerca do seu autor [...] um testemunho segundo um filtro cultural, ao mesmo tempo que é uma criação a partir de um visível fotográfico. Toda fotografia representa um testemunho de uma criação. Por outro lado, ela representará a sempre a criação de um testemunho (Kossoy apud Andrade 2002)

[1] http//www.cenjor.pt
[2] SOUSA, Jorge Pedro, (1998) - Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. “O documentalismo social, enquanto forma mais comum de fotodocumentalismo, procura abordar [...] o significado que qualquer acontecimento possa ter para a vida humana ou ainda as situações que se desenvolvem à superfície da Terra e afectam a mundivivência do Homem”
[3] http//www.acaminhodalusofonia.org

Nenhum comentário:

Estágios da Vida

Relatório de Estágio de Claudio Vítor Mariano Vaz Estágios da Vida.Blogspot.com Licenciatura em Jornalismo Fauldade de Letras da Universida...