terça-feira, 10 de junho de 2008

Terceira parte

Terceira parte
Em jeito de conclusão

Cabe-me esclarecer nesta síntese que todas as experiências aqui expostas poderiam ter sido (e muitas semelhantes foram) facilmente vividas num só único estágio, num único país, pois todos sabemos que a única fronteira para o conhecimento é a nossa própria mente. Outro esclarecimento que julgo necessário dar antes de ensaiar uma conclusão tem a ver com as escolhas que fiz no conteúdo deste trabalho: seleccionei apenas situações que pudesse demostrar através de material anexo e suprimi outras a fim de respeitar o limite espacial deste relatório de estágio.

Os casos aqui descritos permitiram-me vivenciar algumas situações do quotidiano do profissional do Fotojornalismo enquanto estagiário e colaborador dos referidos órgãos de comunicação. E o resultado (positivo ou negativo) de cada caso serviu-me para interiorizar e reflectir sobre a sua importância de cada um deles, enquanto futuro profissional.
Durante o processo prático do estágio curricular, o conhecimento teórico absorvido durante o curso apresentou-se como uma “baliza” que me orientou nas tomadas de decisão e de auto-avaliação descrita neste relatório.

Baseando-me na máxima “um profissional forma-se na prática”, acredito que a aprendizagem não se encerra no estágio nem no curso, mas sim no exercício diário da profissão. As lições de ética profissional, de observação, de escolha do enquadramento, das neces sidades dos órgãos de comunicação, da autonomia do profissional, da calma necessária durante o trabalho, da responsabilidade face ao tempo e do curso de jornalismo em si apresentam-se como ferramentas de que disponho para mais um estágio da vida que se aproxima: o da vida profissional.
N.A. Por sugestão de alguns professores e por decisão minha, o relatório estágios publicado neste blog não está na íntegra. A utilidade desta publicação na web visa apenas auxiliar a produção de trabalhos deste género. O relatório completo encontra-se na direção do Instituto de Estudos Jornalístico da Universidade.

Nenhum comentário:

Estágios da Vida

Relatório de Estágio de Claudio Vítor Mariano Vaz Estágios da Vida.Blogspot.com Licenciatura em Jornalismo Fauldade de Letras da Universida...